Roberto Firmino desembarcou em POA para apresentação na Arena do Grêmio
Tido como um dos principais atacantes do futebol brasileiro – quiçá mundial – na última década, Roberto Firmino sempre aparece como um possível reforço de algum clube nacional nas janelas de transferências. Poucos se lembram que o jogador já desembarcou na Arena do Grêmio para uma apresentação mais do que especial em junho de 2019. À época, o atacante vestia a camisa da Seleção Brasileira.
E entrou em campo, na casa gremista, no dia 27 daquele mês, diante do Paraguai, na briga por uma vaga na semifinal da Copa América. Na ocasião, o atacante pouco conseguiu fazer durante os 90 minutos e viu a decisão se encaminhar às penalidades, mesmo com o Brasil ficando com um jogador a mais na etapa final. Na marca da cal, aliás, o camisa 20 perdeu sua cobrança, mas viu a Amarelinha passar de fase.
Em noite difícil para Firmino em Porto Alegre, Brasil vence Paraguai e avança às semifinais da Copa América
Firmino foi o penúltimo batedor do Brasil a caminhar em direção ao pênalti, e poderia dar números finais à disputa – já que o zagueiro palmeirense Gustavo Gómez perdeu o primeiro pelo Paraguai. Contudo, o atacante então no Liverpool acabou chutando para fora, depois de tentar tirar a bola do goleiro Gatito. Com tudo igual no placar, coube a Gabriel Jesus classificar a Seleção Brasileira.
Nas semifinais, com uma atuação de gala do atacante dos Reds, o Brasil atropelou a Argentina de Lionel Messi e companhia, venceu por 2 a 0 e avançou à grande decisão. Do outro lado, para surpresa de muitos, estava o Peru, que havia eliminado Uruguai e Chile no mata-mata. Na finalíssima, contudo, disputada no Maracanã, a Amarelinha não deu chances e venceu por 3 a 1, ficando com a taça.
Pouco depois, Roberto Firmino decidiu se aventurar no futebol árabe e se despediu do Liverpool – por onde atuou em nada menos que 362 oportunidades, ao longo de oito temporadas. No Al-Ahli desde 2023, o atacante até vê com bons olhos uma mudança de ares, mas será difícil abrir mão do alto salário que recebe – que é de cerca de R$ 10 milhões por mês.